terça-feira, 13 de abril de 2010

O real transfigurado: entrevista na Rascunho

Entrevista Rascunho 2008

Faustino Teixeira



Na infância, qual foi seu primeiro contato marcante com a palavra escrita?

O contato veio desde o início. Já nasci num ambiente muito propício para essa relação com a palavra escrita. Meu pai era um reconhecido médico em Juiz de Fora (MG) e tinha uma formação humanista bem singular. Na minha casa, a biblioteca era o recinto mais sagrado, e ocupava dois cômodos destacados. O setor dedicado à literatura era um dos mais prestigiados, juntamente com os de filosofia e teologia. A preocupação com a formação humana e literária estava também muito presente nos ambientes frequentados por minha família. A própria cidade de Juiz de Fora teve sempre uma tradição de atenção aos valores humanos e culturais. E a literatura nacional tem importantes nomes que vieram da cidade, como Murilo Mendes e Pedro Nava.


E com a literatura? De que forma ela apareceu "oficialmente" na sua vida?

É difícil precisar esse momento gerador, mas não posso me esquecer de alguns encontros iniciais que foram decisivos em minha adolescência e juventude. O contato com a obra de Hermann Hesse foi fulminante… Guardo ainda comigo a força inaugural das reflexões presentes em Sidarta, O lobo da estepe, Demian e Narciso e Goldmund. E autores nacionais foram também decisivos, como Érico Veríssimo, João Cabral de Melo Neto e Graciliano Ramos. Uma paixão sempre presente foi a poesia. Ate hoje, é a poesia que mais movimenta o meu coração. Há que recordar o meu encontro com Drummond, Manuel Bandeira e Fernando Pessoa.


Hoje, que espaço ela ocupa no seu dia-a-dia? Tendo em vista a sua área de atuação, ela influencia de alguma forma o seu método de trabalho?

A literatura é uma decisiva fonte inspiradora para a minha reflexão teológica. É ar que nutre e areja a reflexão, suscitando inspirações que são únicas e singulares. Não posso deixar de mencionar o inspirador manancial que jorra dos poemas de Mário Quintana, Marco Lucchesi ou da jovem Mariana Ianelli. Há que mencionar também a agudeza de reflexões que brotam de autores como Jorge Luiz Borges e Ernesto Sabato. O meu dia a dia está povoado dessas reflexões e toques de sutileza. Não posso deixar de falar da literatura mística, que é força vital para mim: João da Cruz e Teresa d´Ávila, Rûmî, Yunus Emre, Ernesto Cardenal e tantos outros.


Você acredita que a verdadeira experiência de Deus e a busca religiosa autêntica podem fazer o homem e o mundo atual trilhar caminhos mais pacíficos e engrandecedores — apesar das distorções fundamentalistas que se vêem por aí. Estou certo? A literatura, para você, se aproxima desses objetivos, desses ideais?

Acredito, sim, nessa possibilidade, apesar da força negativa dos ventos fundamentalistas. Mas há muito movimento positivo e em sentido contrário. A literatura favorece a inserção no real, abre veredas para o acesso às escarpas inalcançáveis do cotidiano. É chave que faculta um novo olhar, uma nova percepção e inspira novos dinamismos de vida e, sobretudo, o cultivo de uma sensibilidade para penetrar no que é simples, mas escapa de nossa atenção, que está perdida entre os “rumores” da vida diária. Utilizando uma bela imagem de André Comte-Sponville, a literatura nos joga no rico dinamismo da “imanensidade”, nos ajuda a “habitar o universo” e despertar para o que há de mais simples e delicado no cotidiano.


Você possui uma rotina de leituras? Como escolhe os livros que lê?

Por força e virtude de minha atuação profissional, como professor de universidade pública, tenho um largo espaço para as leituras. E minha rotina começa muito cedo. Estou sempre rodeado de livros, esses amigos inseparáveis. O prazer que tenho na leitura é único. Tenho sempre comigo um caderno onde vou destacando as indicações de livros. Na leitura diária dos jornais vou me antenando para as novidades e leio com grande prazer as resenhas que vão saindo. E o interesse maior está sempre relacionado com os cadernos culturais. Com a internet tudo ficou mais fácil, e também a aquisição dos livros.


Você percebe na literatura uma função definida ou mesmo prática?

Acho meio complexo definir a função da literatura. Vejo nela uma fonte inesgotável para acessar o real e transfigurá-lo. Mas deve ser sempre algo gratuito. A literatura abre janelas e portas para o infinito, aquece o coração para lidar com a aventura da vida. E gostaria aqui de lembrar da importância desses novos poetas que fazer circular sua inspiração nas canções, como o José Miguel Wisnik. Não há como ficar impassível diante da singeleza e beleza das letras que animam canções como DNA, Primavera e Extremo Sul.


Como você reconhece a boa literatura?

A boa literatura é aquela que consegue traduzir com vigor um “sentimento de mundo”, que consegue remexer as entranhas e despertar um novo gosto pela vida, deslocando o leitor da apatia e desencanto. A boa literatura aciona energias vitais…

A literatura já lhe causou prejuízos, desgostos ou decepções? Já lhe provocou alguma grande alegria? Já lhe proporcionou alguma grande descoberta?

Na minha experiência de vida, a literatura foi, sobretudo, motivo de grande alegria e emoção. É verdade que ela pode, em certos casos, “tumultuar” os sentimentos e provocar reflexões que não estavam no repertório vital. Mas isso é muito bom. A literatura não nos afasta do mundo, mas situa-nos de forma nua diante do seu quadro real. A literatura foi companheira em muitos dos processos de minha transformação pessoal, não há dúvida.


Que tipo de literatura lhe parece absolutamente imprestável?

Prefiro não enveredar por esse caminho, fazendo juízos que podem ser precipitados e injustos. Contento-me em celebrar a alegria de estar diante de um repertório de livros que são ricos e novidadeiros. Aprendi com Neruda, em sua Ode à crítica, a ser mais humilde na avaliação dos outros. Nada mais nocivo do que os críticos impiedosos que com seus “dentes e facas, com dicionários e outras armas negras” irrompem contra as linhas que mantêm os sonhos dos simples despertos.

Quais são seus autores prediletos? E os que mais influenciaram seu trabalho?

No âmbito da literatura, entre os autores nacionais, alguns permanecem sempre atuais e contagiantes, como Carlos Drummond, Mário Quintana, Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. Entre os internacionais, poderia citar Arthur Rimbaud, Gabriel Garcia Márquez, Pablo Neruda, Fernando Pessoa, José Saramago, Ernest Hemingway, entre outros. Em razão de estar trabalhando mais detidamente o tema da mística comparada, os autores que mais influenciam o meu trabalho, no momento, são aqueles ligados a essa área: Rûmî, Attar, Hallaj, João da Cruz, Teresa D´Ávila, Thomas Merton, Ernesto Cardenal, Simone Weil.


E os livros? Quais foram fundamentais à sua formação pessoal e profissional?

Alguns livros permanecem vivos e inesquecíveis. Não posso deixar de mencionar alguns em particular: Grande Sertão: Veredas (G.Rosa); Sentimento do Mundo, Claro Enigma, As Impurezas do Branco (Drummond); Baú de espantos e Apontamentos de história sobrenatural (M.Quintana), São Bernardo (G.Ramos); Aprendizagem ou o livro dos prazeres (Clarice Lispector); Morte e vida severina (João Cabral), Quarup (Antônio Callado), Amor nos tempos do cólera (G.G.Márquez). Há também os clássicos da mística: Sermões Alemães (Eckhart), Cântico Espiritual (João da Cruz), O meio divino (Teilhard de Chardin), Masnavi (Rûmî), A linguagem dos pássaros (Attar), A espera de Deus (S.Weil), Sermões sobre o Cântico dos Cânticos (B.Claraval), Moradas (Teresa D´Avila), A Montanha dos sete patamares e Diário da Ásia (Thomas Merton).

Que personagem literário mais o acompanha vida afora? Brasileiro e/ou estrangeiro.

O Riobaldo de Guimarães Rosa é um personagem sempre referencial. Outro personagem que sempre me marcou, como contra-exemplo é o Paulo Honório, de Graciliano Ramos (São Bernardo). Há também a Beatriz, da Divida Comédia (Dante), que sempre me acompanha com seu sorriso revelador.

Que grande autor você nunca leu ou mesmo se recusa a ler? Você alimenta antipatias literárias?

Não tenho, assim, antipatias literárias. Tenho, sim, desejo de aventurar-me em certos autores que não tive oportunidade de aprofundar-me em sua leitura .

Que livro os brasileiros deveriam ler urgentemente?

Para povoar a vida de atenção e delicadeza, sugiro a Poesia Completa de Mário Quintana. Para entender o nosso momento, indico o ultimo livro de José Miguel Wisnik, Veneno Remédio: o futebol e o Brasil.

Como formar um leitor no Brasil?

A melhor maneira é favorecer, desde cedo, o contato com os livros. Nada mais fundamental do que exercitar a leitura, e que isso seja feito como dinâmica prazeirosa. Evitar a todo custo o exercício forçado. O segredo está na forma como se cativa o leitor. Uma vez seduzido, o caminho é sem volta. Há que destacar o papel essencial da família e da escola nesse processo formativo.

(Jornal Rascunho. O jornal de literatura do Brasil. Ano 9, n. 105, janeiro de 2009, Curitiba, p. 11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário